Herzem Gusmão foi eleito com 57,58% dos votos válidos.
Candidato superou Zé Raimundo (PT) no segundo turno das eleições.

Herzem Gusmão (PMDB), prefeito eleito de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, conversou com a equipe da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, após ser divulgado o resultado do segundo turno das eleições, na noite deste domingo (30).
"Queria em primeriro lugar agradecer a Deus. Eu vinha falando que Deus estava operando. Queria agradecer à nossa vice. A nossa campanha foi antes e depois de Irma Lemos como vice. Agradecer à minha família, e um agradecimento muito especial ao conquistense. A todos que moram, que nasceram ou que vieram de outros estados, de outros países, para esta terra. Muito obrigado a Conquista, que acreditou na nossa proposta", falou Gusmão.

Sobre sua futura gestão, Gusmão disse que irá devolver a prefeitura a Vitória da Conquista. "Vamos fazer uma gestão de paz. Sem perseguir quem quer que seja", disse.

O prefeito eleito acompanhou a apuração dos votos em uma casa de eventos que fica em frente à Praça do Gil, na Av. Vivaldo Mendes Ferraz. Após o resultado, ele foi comemorar na casa da vice-prefeita eleita Irma Lemos (PTB). Herzem ainda revelou que fará na tarde desta segunda-feira (31) uma coletiva para explicar como será feita a transição de governo.

O candidato Zé Raimundo (PT), que perdeu a disputa no segundo turno para Herzem Gusmão, disse que não encara o resultado como uma derrota e que continuará seu mandato como deputado estadual.

Eleição
Herzem Gusmão (PMDB) foi eleito neste domingo (30), no segundo turnos das eleições municipais, prefeito de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia. Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas apuradas, o candidato obteve 57,58% dos votos válidos, 166.223 votos. Confira aqui a apuração dos votos.

Herzem Gusmão disputou o segundo turno com Zé Raimundo (PT), que teve 42,42% dos votos. No primeiro turno, o resultado foi: Herzem Gusmão (PMDB) com 47,82% dos votos, Zé Raimundo (PT) com 31,69%, Arlindo Rebouças (PSDB), com 7,57%, Fabricio (PC do B) com 7,01%, Joás Meia (PSB) com 5,46%, Enoque Matos (PSOL) com 0,45% e Roberto Dias (PDT) com 0%.

Veja abaixo o resultado do segundo turno da eleição para prefeito de Vitória da Conquista:

- Herzem Gusmão (PMDB): 57,58% (95.710 votos)
- Zé Raimundo (PT): 42,42% (70.513 votos ).

Propostas
Entre as propostas do prefeito eleito, se destacam a criação de três SubPrefeituras nos Distritos de Inhobim, José Gonçalves e BatePé, na nzona rural da cidade, para atender serviços de recuperação de solos, preparo de áreas para plantios, terraços, colheita, construção, recuperação e conservação de estradas vicinais, dragagem, obras de drenagem e irrigação.

Na área da Saúde, Herzem Gusmão promete ampliar as equipes do Programa de Saúde da Família para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde. Com relação à Educação, entre outras propostas, o prefeito eleito pretende ampliar progressivamente para até 30% os recursos obrigatórios do município na educação fundamental, com ênfase para a educação infantil; e implantar o Boletim Eletrônico dos alunos, que poderá ser acessado pelos pais através da Internet.

Biografia
Herzem Gusmão nasceu em 2 de junho de 1948, em Vitória da Conquista. Ele iniciou a carreira trabalhando numa rádio, aos 20 anos. É formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses.

Campanha
Após as eleições de 2 de outubro, quando Herzem Gusmão teve 47,82% dos votos e Zé Raimundo 31,69%, foi iniciada a disputa para o segundo turno. Antes da votação deste domingo (30), os candidatos se encontram em debate realizado na última sexta-feira (28), na TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia.

As considerações finais do debate começaram com Zé Raimundo, que criticou o candidato adversário e agradeceu aos eleitores da cidade. "O candidato utilizou os meios de comunicação para tirar a honra das pessoas, para macular as pessoas e por isso está sendo processado. São mais de 10 processos que ele tem, inclusive algumas condenações e direitos de resposta. Mas, para concluir, gostaria de agradecer ao povo de Vitória da Conquista pela confiança que tenho recebido, e aos militantes. A militância é a verdadeira alma do nosso projeto. Crescemos e vamos ganhar as eleições", disse.
Depois foi a vez de Herzem Gusmão, que criticou o partido do candidato adversário e finalizou agradecendo aos eleitores que votaram nele no primeiro turno do pleito. "Se eleito, iremos devolver a prefeitura para Conquista, porque o PT tomou. Haveremos de dialogar, devolver o diálogo interrompido. Iremos valorizar os conselhos, todos eles existentes, manipulados na atualidade. Vamos governar com os melhores. Faremos uma grande equipe, com os apoios que recebemos agora de todos os partidos. Peço a Conquista que me dê essa oportunidade. Faremos um grande governo, um governo de paz", afirmou.

Eleição em Vitória da Conquista
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta com pouco mais de 346 mil habitantes. Deste total, cerca de 230, 6 mil são votantes. Trata-se do terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, ficando atrás apenas dos municípios de Salvador e Feira de Santana.

Matéria e imagens: G1Bahia
Axact

Sobre Nós

A Folha Informativa se faz hoje como a maior coluna de notícias no Estado da Bahia e Nordeste do Brasil. Acompanhe diariamente!

Comentários:

0 comments: